A Estrada

quarta-feira, 27 de abril de 2011

"Sem sofrimento não há mudança"

Ele só conseguia viver de uma forma: à base se rotina. Todo dia era o mesmo processo, acordava na mesma hora, se arrumava seguindo o mesmo esquema, trabalhava no mesmo ritmo, até nos seus momentos de lazer ele nunca fazia nada diferente de seu leque de opções.
Tudo isso se devia ao fato de ele odiar mudanças. O estressava ver as coisas fora da ordem de sempre, uma freqüente seqüência mudada, coisas que são de um jeito e então já não são mais. Ele simplesmente não gostava de sacrificar seus hábitos, costumes e visões por causa de mudanças. E sua vida continuava na mais pura e completa mesmice.
Em certa noite, noite que foi convencido por amigos a fazer um programa diferente, ele teve um sonho.Ele se viu em uma estrada, por ele passava aos poucos seus conhecidos. A cada passo que seus conhecidos e amigos davam, podia ser visto suas derrotas e vitórias e continuavam em frente, um passo após o outro. Ele por sua vez tentou andar na mesma direção que seus amigos mas não conseguiu, então se viu preso por cordas. Ao prestar atenção onde elas levavam, viu que estava preso a horários, regras, seqüências, tudo que regia e fazia parte de sua rotina. Olhou novamente pra frente e viu seus amigos cada vez mais distantes, se debateu tentando soltar as cordas e caiu no chão. Lá, estendido no meio daquela estrada, viu acima de si uma placa: "Sem sofrimento não há mudança".
Acordou com a forma de pensar renovada. Reconheceu que precisava fazer sacrifícios para que ocorressem as mudanças e sua vida pudesse também seguir em frente.

1 comentários:

Eduardo Montanari disse...

Tem razão Levi, "sem sofrimento não há mudança". Essa é uma coisa contra a qual não podemos lutar e o motivo pelo qual muitos sofrem, por querer evitar, fugir do que é inevitável.
Mas aí você pode dizer: "Que droga, mas se sofrer pra mudar é inevitável, então não quero mudar. Prefiro ficar aqui na mesma, no meu mundinho, eu não evoluo, mas pelo menos não sofro". Só que o que as pessoas não percebem é que pensando assim, vão sofrer do mesmo jeito, ou melhor, ainda mais, pois vão perceber que poderiam fazer algo, tentar algo pra mudar se quizessem, mas não fazem. Logo começam a ser consumidas pela culpa. Inicialmente culpam o mundo: "Eu sou como sou, não consigo nada porque o mundo é cruel e injusto", mas não, não é assim, não é o mundo que precisa se adaptar ao seu jeito de ser, infelizmente somos nós que precisamos viver no mundo. Depois, acabamos culpando a nós mesmos (e com razão) pois a responsabilidade de fazer nossa felicidade não é dos outros, mas nossa. Sua vida é sua, suas decisões certas ou erradas são suas. Pode parecer cruel de se pensar, mas se a nossa vida não é como queremos, a culpa é nossa. Existem sim dificuldades, influências externas que nos atrapalham, pessoas, situações, mas isso sempre existiu e sempre vai existir, não se pode justificar nossa falta de vontade de mudar, nisso. Contudo, não precisamos mudar nossos jeito de ser.
Se adaptar ao mundo, não quer dizer ser igual a ele, fazer o que vc não quer fazer para agradar a tudo e a todos. Não precisamos nos anular pra conseguir viver no mundo, apenas temos que perceber como as coisas são, o quanto o mundo é imprevisível, para dentro das nossas vontades viver o melhor possível. Nossos pais nos colocam no mundo, nos criam, nos ajudam, mas na verdade não somos propriedades deles, não somos objetos, bonecos que pertecem a eles ou as pessoas. Depois de um certo tempo, é o certo e é o nosso direito lutarmos pelas coisas que queremos, sem brigar, sem quebrar, sem discutir, apenas temos que mostrar ao mundo que podemos ser nós mesmos, lutar pelo que queremos.
As pessoas enxergam em nós o que nós mostramos pra elas. Se as pessoas nos enxergam como incapazes, inseguros, tristes, dependentes é porque essa é a imagem que passamos pra elas, ou seja, até aí a culpa é nossa.
Não temos o direito de reclamar de nada, da nossa vida, do nosso tédio, da nossa rotina, se não nos esforçamos nem um pouco pra mudar isso. Por isso a importância de nos valorizarmos, de olharmos no espelho e falarmos "eu valho a pena, as pessoas gostam de mim, acreditam em mim porque eu tenho verdadeiro valor", (lembre-se: as pessoas só enxergam na gente o que demonstramos pra elas). Então, se temos amigos que nos valorizam, que dizem que somos capazes, que podemos conseguir, que nos elogiam e se sentimos que isso é de coração, é porque passamos isso pra pessoa.
Acredite nas pessoas que lhe valorizam, mas acima de tudo acredite em você, saiba que se você não tentar mudar, nada de bom vai acontecer e que por mais difícil que sejam, alguma hora as coisas acontecem.
Um forte e carinhoso abraço rapazinho, do amigo que te ama e quer ver você onde você merece estar.

 
diHITT - Notícias